Artigo

Os livros de filosofia do PNLD/2018 e a lei 10.639/03: reflexões sobre a diversidade étnico-racial no material didático de filosofia no Ensino Médio

RESUMO

Este artigo busca apurar e analisar a presença dos conteúdos relativos à “História e Cultura Afro-brasileira” nos livros didáticos de filosofia sugeridos no PNLD/2018 e identificar em cada obra a presença ou ausência de elementos teóricos que contemplem o tema para além da abordagem escravista. Os resultados mostram que nos livros analisados e nas aulas de filosofia no Ensino Médio não há a efetiva inclusão da Lei 10.639/03 em seus conteúdos e que a filosofia ainda tem muito a fazer em relação à temática da diversidade étnico-racial.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2022
  • Autor(es): Ferreira, Soraia Aparecida Belton | Ferreira, Amauri Carlos
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UNICAMP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-6248
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/pp/a/56zMGGw64z5jCRTFTcspbNm/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 15/06/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 26 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

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