Este artigo busca apurar e analisar a presença dos conteúdos relativos à “História e Cultura Afro-brasileira” nos livros didáticos de filosofia sugeridos no PNLD/2018 e identificar em cada obra a presença ou ausência de elementos teóricos que contemplem o tema para além da abordagem escravista. Os resultados mostram que nos livros analisados e nas aulas de filosofia no Ensino Médio não há a efetiva inclusão da Lei 10.639/03 em seus conteúdos e que a filosofia ainda tem muito a fazer em relação à temática da diversidade étnico-racial.
Os livros de filosofia do PNLD/2018 e a lei 10.639/03: reflexões sobre a diversidade étnico-racial no material didático de filosofia no Ensino Médio
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Ferreira, Soraia Aparecida Belton | Ferreira, Amauri Carlos
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UNICAMP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-6248
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/pp/a/56zMGGw64z5jCRTFTcspbNm/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 15/06/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição