O artigo busca analisar o valor formativo das Comunidades de Prática para a construção da identidade profissional de futuros professores em contexto de estágio, bem como identificar os seus desafios. As reflexões apontam para o potencial das Comunidades de Prática no processo de construção da identidade profissional dos estagiários, que encontram um espaço de partilha e de reflexão, podendo construir e reconstruir concepções e assumir papéis potencialmente emancipatórios. No entanto, há limitações que incorrem das relações estabelecidas no seio das Comunidades quando estas se estruturam com base numa hierarquia excessiva e unidirecional.
O valor formativo das comunidades de prática na construção da identidade profissional
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2017
- Autor(es): Alves, Margarida | Queirós, Paula | Batista, Paula
- Local de publicação: Braga
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Minho ()
- Identificadores: ISSN 0871-9187
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.pt/pdf/rpe/v30n2/v30n2a08.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 26/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 27 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição