Artigo

O valor formativo das comunidades de prática na construção da identidade profissional

RESUMO

O artigo busca analisar o valor formativo das Comunidades de Prática para a construção da identidade profissional de futuros professores em contexto de estágio, bem como identificar os seus desafios. As reflexões apontam para o potencial das Comunidades de Prática no processo de construção da identidade profissional dos estagiários, que encontram um espaço de partilha e de reflexão, podendo construir e reconstruir concepções e assumir papéis potencialmente emancipatórios. No entanto, há limitações que incorrem das relações estabelecidas no seio das Comunidades quando estas se estruturam com base numa hierarquia excessiva e unidirecional.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2017
  • Autor(es): Alves, Margarida | Queirós, Paula | Batista, Paula
  • Local de publicação: Braga
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Minho ()
  • Identificadores: ISSN 0871-9187
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.pt/pdf/rpe/v30n2/v30n2a08.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 26/04/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 27 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

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Revista Portuguesa de Educação