O artigo questiona as premissas que fundamentam o programa federal No Child Left Behind nos Estados Unidos, uma das políticas estruturadas em torno dos testes padronizados de larga escala, a ferramenta principal desse programa governamental. A análise aponta os efeitos impostos aos educandos, mostra as limitações intrínsecas desses instrumentos para aferir a assimilação de conhecimentos por parte dos discentes, bem como a proliferação de todo tipo de expedientes de questionável validade ética com vistas a simular o alcance das metas de desempenho acadêmico estipuladas pelo mencionado programa.
O papel dos testes padronizados na política educacional para o ensino básico nos Estados Unidos
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2018
- Autor(es): Bastos, Remo Moreira Brito
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/69xkZKTgNjzqc3rXKNtjGky/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 30/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 27 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial