Este artigo busca analisar os sentidos de democracia e educação a partir de incursões no passado da ditadura militar, como forma de problematizar as políticas de exceção vigentes no Brasil do presente. Busca-se, também, salientar o processo devastador das diferenças, sejam de gênero, sexuais, raciais, étnicas e etárias, implementado por políticas de exceção do passado e do presente e como uma educação democrática, que se posicione na contramão dessas políticas, pode ser resistência à barbárie.
O desaparecimento social das diferenças nas políticas de exceção: vidas e memórias de crianças e mulheres para a reinvenção de uma educação democrática
Sobre o documento
- Data de publicação: 2020
- Autor(es): Salgado, Raquel Gonçalves | Souza, Leonardo Lemos de
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4060
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/er/a/6QcTNSHNMmzSYRqhkRJP7kt/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 16/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição