Dissertação

Núcleos de estudos das relações étnico-raciais: encruzilhadas para uma educação antirracista nas escolas da RME-BH

Resumo

A pesquisa busca compreender o fluxo de informações entre as escolas e suas interfaces para a construção de ações educacionais antirracistas. Constatam-se uma efetiva atuação da Gerência dos Estudos das Relações Étnico-Raciais (Gerer) junto aos Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais (Nerer). Constata-se que os núcleos são espaços de instância formativa de profissionais sobre a pauta racial e de construção de ações educacionais antirracistas e que os Nerer’s revelam-se espaços de aquilombamento e fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial. Como desafios para a construção de uma RME-BH antirracista são apontados o baixo envolvimento da gestão escolar, o desgaste emocional provocado pelo peso do protagonismo no debate racial e a necessidade de uma tratativa institucional acerca desses desafios.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2023
  • Autor(es): Silva, Nesir Freitas da
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência - UFMG (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/55141
  • Data de Acesso à Fonte: 06/07/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 248 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição