A pesquisa busca compreender o fluxo de informações entre as escolas e suas interfaces para a construção de ações educacionais antirracistas. Constatam-se uma efetiva atuação da Gerência dos Estudos das Relações Étnico-Raciais (Gerer) junto aos Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais (Nerer). Constata-se que os núcleos são espaços de instância formativa de profissionais sobre a pauta racial e de construção de ações educacionais antirracistas e que os Nerer’s revelam-se espaços de aquilombamento e fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Racial. Como desafios para a construção de uma RME-BH antirracista são apontados o baixo envolvimento da gestão escolar, o desgaste emocional provocado pelo peso do protagonismo no debate racial e a necessidade de uma tratativa institucional acerca desses desafios.
Núcleos de estudos das relações étnico-raciais: encruzilhadas para uma educação antirracista nas escolas da RME-BH
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Silva, Nesir Freitas da
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência - UFMG (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/55141
- Data de Acesso à Fonte: 06/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 248 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição