Artigo

Jongo e Educação Escolar Quilombola: diálogos no campo do currículo

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar alguns diálogos, no campo do currículo, entre o jongo – prática cultural afro-brasileira – e a Educação Escolar Quilombola, a partir de um estudo na comunidade quilombola Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis/RJ. Os resultados mostram que as crianças e jovens quilombolas vêm construindo suas identidades étnicas por meio da inserção na prática do jongo, o que legitima a demanda das lideranças políticas de Bracuí pela entrada da prática no currículo da escola.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 06/2016
  • Autor(es): Maroun, Kalyla
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0100-1574
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cp/a/TSCQ8j3k3pXq3V59dWmSXPk/?lang=pt#
  • Data de Acesso à Fonte: 17/06/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 19 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial