O artigo tem como objetivo analisar alguns diálogos, no campo do currículo, entre o jongo – prática cultural afro-brasileira – e a Educação Escolar Quilombola, a partir de um estudo na comunidade quilombola Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis/RJ. Os resultados mostram que as crianças e jovens quilombolas vêm construindo suas identidades étnicas por meio da inserção na prática do jongo, o que legitima a demanda das lideranças políticas de Bracuí pela entrada da prática no currículo da escola.
Jongo e Educação Escolar Quilombola: diálogos no campo do currículo
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2016
- Autor(es): Maroun, Kalyla
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-1574
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cp/a/TSCQ8j3k3pXq3V59dWmSXPk/?lang=pt#
- Data de Acesso à Fonte: 17/06/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial