O estudo apresenta uma análise sobre as possibilidades de uma política pública nacional desdobrar-se em políticas municipais efetivas e discute a operacionalização da meta 4 do Plano Nacional de Educação nos planos municipais de educação em relação à formação continuada de professores para a inclusão escolar. Os resultados da pesquisa mostram que os municípios propõem, majoritariamente, formação aos professores do atendimento educacional especializado (AEE), em detrimento daqueles que atuam nas salas regulares, indicando que os planos distanciam-se da construção de sistemas educacionais inclusivos e seguem uma concepção de educação especial centrada no AEE.
Inclusão escolar: efeitos do Plano Nacional de Educação nos planos municipais
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Rigo, Neusete Machado | Oliveira, Morgana Maciel
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-1574
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cp/a/g7gPkWP6pjtgXVqfdx9xhnm/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 08/08/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial