O artigo investiga as possibilidades, vantagens e limitações da integração das tecnologias digitais (TD) sobre as práticas desenvolvidas pelos professores em formação inicial e em serviço, junto a membros da comunidade do Centro Regional de Profesores del Centro que fazem parte do Consejo de Formación en Educación da Universidad de la República, Uruguai. A partir da aplicação do instrumento de reflexão chamado análise de incidentes críticos (IC), verifica-se que mesmo quando os participantes conseguem identificar algumas das barreiras que os impedem de ter um melhor desempenho ao pensar sobre as TD como mediadoras da aprendizagem, eles estão focados naquelas ligadas com problemas de conexão ou operação. No entanto, é necessário realçar que o trabalho com IC contribui para a transformação da aula num estágio de pesquisa, gerando os processos de reflexão nas e entre as comunidades envolvidas.
Incidentes críticos em práticas educacionais com tecnologias digitais
Resumo
Sobre o documento
- Título original: Incidentes críticos en prácticas educativas con tecnologías digitales
- Data de publicação: 12/2019
- Autor(es): Páez, Silvia Beatriz Carámbula | Borges, Claudia Cabrera | Borges, Ana Cabrera | Salatto, Adriana Pérez | Salatto, Marcela Pérez
- Local de publicação: Montevidéu
- Instituição(ões) relacionada(s): Comisión Sectorial de Enseñanza - Universidad de la República (Editora)
- Identificadores: ISSN 2301-0118
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.edu.uy/pdf/ic/v6n2/2301-0126-ic-6-02-42.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 20/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 10 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição