Dissertação

Gestão e processos participativos: possibilidades e limites na organização e funcionamento de conselhos escolares na estância hidromineral de Poá

Resumo

O estudo busca analisar a organização e o funcionamento dos Conselhos Escolares em duas escolas da rede municipal da Estância Hidromineral de Poá - SP e investigar quais elementos incidem na sua organização e funcionamento para a tomada de decisões coletivas no espaço escolar. A análise mostra que a rede municipal não faz uso dos documentos oficiais e que as ações promovidas pelo Conselho Escolar se pautam por assuntos administrativos e financeiros, em detrimento de questões pedagógicas. Mostra também a necessidade de ampliar a discussão na rede municipal sobre o fortalecimento dos Conselhos Escolares, considerando sua pertinência para o aprimoramento dos mecanismos de gestão democrática da escola.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento