Artigo

Gerencialismo na escola pública: contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar

RESUMO

Este artigo pretende demonstrar as alterações na gestão e na organização do trabalho escolar após a implementação do modelo administrativo-gerencial de regulação, por meio de dados coletados em pesquisa documental e de campo. A pesquisa aponta que as alterações na gestão transferiu para o conjunto dos docentes a imagem de maior participação e democracia no cotidiano escolar, mas, na prática, houve intensificação da responsabilização individual, do controle e do trabalho dos docentes e gestores.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2012
  • Autor(es): Silva, Luís Gustavo Alexandre da | Alves, Miriam Fábia
  • Local de publicação: Goiânia
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Política e Administração da Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-166X
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/39833/25388
  • Data de Acesso à Fonte: 07/11/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação