Artigo

Filosofia nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio e no Enem: lacunas temporais e conceituais

RESUMO

Este artigo analisa a adesão dos itens de Filosofia do Exame Nacional do Ensino Médio às Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Ocem) e destaca pontos de continuidade e pontos de tensão entre eles. Os resultados mostram que a operacionalização dos documentos curriculares no exame não é automática, nem garantida. Ao analisar as Ocem como parte de uma rede de políticas educacionais para o EM, são evidenciados alguns pontos de reflexão acerca da perspectiva para a Filosofia no exame nesse novo horizonte pós-BNCC.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Macedo, Ester Pereira Neves de
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1517-9702
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.redalyc.org/journal/298/29866573048/29866573048_2.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 06/08/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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