O artigo reflete sobre as chances de sucesso na aprendizagem estarem diretamente relacionadas com as expectativas docentes sobre os alunos, o que permitiria a construção da ideia de profecia autorrealizadora. A análise foi feita a partir de um conjunto de itens presentes no Questionário do professor do Saeb 2015. Os resultados mostram que as expectativas docentes estão associadas com o meio social, o nível cultural e a falta de assistência dos pais na vida escolar do aluno.
Expectativas docentes e aprendizagem: explorando dados do questionário da Prova Brasil 2015
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Vidal, Eloisa Maia | Galvão, Willana Nogueira Medeiros | Vieira, Sofia Lerche | Chaves, João Bosco
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1517-9702
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/ep/v45/1517-9702-ep-45-e201657.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 18/09/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial