O artigo aborda a ética comunicativa relacionada com a educação, com foco na visão do mundo, no fenômeno da racionalização consensual, na argumentação discursiva, crítica, das múltiplas atitudes e ações morais. Aborda a racionalidade no seu aspecto técnico-instrumental, que diz respeito a um mundo comum a todos, em que o entendimento com o outro será sempre no campo prático-moral, na busca reflexiva, intersubjetiva dos sujeitos no seu agir. O texto reflete a partir de Habermas, que propõe esta prática por meio do discurso argumentativo dialético, da racionalidade comunicativa e da ética do discurso, despertando novas maneiras de chegar à construção do conhecimento interativo.
Ética comunicativa / educação fundamentada em Habermas e Kant
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2014
- Autor(es): Panont, Denise Aparecida Cavallini | Panont, Valdir
- Local de publicação: Apucarana
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade do Norte Novo de Apucarana - Facnopar (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://facnopar.com.br/conteudo-arquivos/arquivo-2019-08-22-1566520205341.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 23/05/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 11 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados