Artigo

Por uma (outra) educação midiática: reflexões sobre letramento digital, ética e crítica na Comunicação

Resumo

Este artigo é baseado em um minicurso ofertado no XIV Encontro Nacional de História da Mídia e contextualiza a importância de um outro modelo de educação midiática, focada em uma perspectiva vinculada ao letramento digital, à ética e à crítica na Comunicação. A partir da Comunicação e da Educação, apresenta estratégias pedagógicas que ajudam na compreensão e no combate do discurso opressor e dominante reproduzido nos meios de comunicação hegemonizados. Aponta-se para a necessidade de se pensar a partir da prática e trazer a ação para o processo reflexivo, apoiado pela ação dialógica da comunicação, como meio para alcançar uma efetiva educação midiática.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 12/2023
  • Autor(es): Santos, Pedro Henrique Conceição dos | Rangel, Leandro Nogueira
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2238-5126
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/14369/8689
  • Data de Acesso à Fonte: 23/05/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados