Este artigo é baseado em um minicurso ofertado no XIV Encontro Nacional de História da Mídia e contextualiza a importância de um outro modelo de educação midiática, focada em uma perspectiva vinculada ao letramento digital, à ética e à crítica na Comunicação. A partir da Comunicação e da Educação, apresenta estratégias pedagógicas que ajudam na compreensão e no combate do discurso opressor e dominante reproduzido nos meios de comunicação hegemonizados. Aponta-se para a necessidade de se pensar a partir da prática e trazer a ação para o processo reflexivo, apoiado pela ação dialógica da comunicação, como meio para alcançar uma efetiva educação midiática.
Por uma (outra) educação midiática: reflexões sobre letramento digital, ética e crítica na Comunicação
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2023
- Autor(es): Santos, Pedro Henrique Conceição dos | Rangel, Leandro Nogueira
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Editora)
- Identificadores: ISSN 2238-5126
- Fonte: Abre em uma nova guia https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/14369/8689
- Data de Acesso à Fonte: 23/05/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados