A pesquisa busca compreender os movimentos de (re)existência de estudantes negros da Universidade Federal de Pelotas em meio a invisibilidade e o silenciamento impostos pelo racismo e contribuir para uma escuta psicológica qualificada. Os resultados mostram que a permanência desses estudantes está relacionada com as possibilidades de enfrentamento à violência racista. O encontro entre iguais, a constituição de coletivos negros e a escuta clínica figuram como importantes estratégias para permanecer e existir na universidade.
Estilhaçando a máscara do silenciamento: movimentos de (re)existência de estudantes negros/negras
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2020
- Autor(es): Rosa, Evellyn Gonçalves da | Alves, Miriam Cristiane
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Conselho Federal de Psicologia (Editora)
- Identificadores: ISSN 1414-9893
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/pcp/a/d5kWsM4mt5fPmjmPMPRYJKS/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 22/05/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 14 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição