Dissertação

Ensino de ciências no contexto da Lei nº 10.639/2003 em tempos de pandemia do Covid-19

RESUMO

Nesta dissertação, propõe-se possibilidades de compartilhamento de ideias, questionamentos e construções de compreensões entre professores e estudantes da Educação Básica sobre ciências, em uma perspectiva antirracista e comprometida com as relações étnico-raciais. Os resultados apontam que as sugestões dos professores envolvem propostas pedagógicas. Mas as ideias que se destacam nas falas deles mostram a visão estereotipada da ciência branca e eurocêntrica, o conceito biológico equivocado de raça e os efeitos sociais e históricos que isso implica.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Sousa, Valeriana Christina de Melo e
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência - UFMG (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41948/1/DissertacaoValeriana.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 12/06/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Dissertação
  • Tamanho: 138 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações