Neste artigo, reflete-se acerca da discussão sobre o modo que significante atitude historiadora, elemento central no discurso voltado ao componente de História presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao encontrar-se ao significante competência, presente na Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-FP), incorpora sentidos calcados na pedagogia neotecnicista. A análise mostra que essa ação resulta na constituição de cursos de licenciatura limitados ao treinamento de professores para ensinar História, o que destitui o ensino de sua dimensão formativa e política, e a formação inicial do domínio dos fundamentos da Ciência História e de seus modos de produzir conhecimento.
Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Santos, Maria Aparecida Lima dos
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4060
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/er/a/xMVNGJvtBfYRNnnjPYDHvwN/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 07/09/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição