Este estudo buscou retomar a pesquisa interdisciplinar do Grupo de Sociólogos e Psicólogos publicado em 1950 sobre a personalidade autoritária, a fim de explicitar o fenômeno do preconceito e seus traços na formação da personalidade, não apenas da perspectiva sociopsicológica, mas também política e educacional. Os resultados mostram a atualidade do tema ante a ascensão de movimentos conservadores e reacionários neste início de século.
Educação repressiva e educação emancipadora: notas acerca da personalidade autoritária e seus desdobramentos na educação
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2021
- Autor(es): Schlesener, Anita Helena
- Local de publicação: Florianópolis
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação e Curso de Graduação em Serviço Social - UFSC (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-0259
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rk/a/wFpGNGWdXKx78zHx69v38qD/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 27/10/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 10 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial