Este artigo busca analisar o discurso educacional intercultural em contextos de violência, tomando como foco específico de estudo a função que a escola intercultural cumpre dentro do conflito armado que o Estado chileno mantém com o povo Mapuche na região de Araucanía. Como conclusão são apresentadas reflexões que visam estabelecer vínculos entre programas de educação intercultural, culturalismo ou racismo cultural, governamentalização do Estado e estratégias de segurança de percepção e construção do inimigo interno.
Educação, racismo cultural e segurança nacional: a escola intercultural em contextos de violência
Sobre o documento
- Título original: Educación, racismo cultural y seguridad nacional: la escuela intercultural en contextos de violencia
- Data de publicação: 2018
- Autor(es): Lepe-Carrión, Patricio
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1517-9702
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ep/a/pCSRbLHhzh5K6zWf9GMjZWL/?format=pdf&lang=es
- Data de Acesso à Fonte: 30/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial