O texto apresenta um histórico da Educação Profissional e Técnica (EPT) e aponta evidências que mostram que a modalidade promove a empregabilidade e que os estudantes egressos têm maiores chances de acesso ao Ensino Superior. Embora a EPT promova a laboralidade, a permanência escolar, a oportunidade de ascensão social, o acesso ainda é restrito e não há docentes qualificados para atender a crescente demanda. Por fim, os autores recomendam ações e estratégias para promoção do acesso à EPT e o investimento na capacitação de professores.
Educação profissional no Brasil contemporâneo: ampliação do acesso e valorização
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Composiçao(in)
Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica do Brasil
Composiçao(in)
Abandono, evasão, permanência e êxito na Educação Profissional e Tecnológica - Considerações sobre o estado da arte de 2015 a 2019
Composiçao(in)
Permanência e êxito escola na Educação Profissional - fatores dificultadores
Composiçao(in)
Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica do Brasil
Composiçao(in)
Abandono, evasão, permanência e êxito na Educação Profissional e Tecnológica - Considerações sobre o estado da arte de 2015 a 2019
Composiçao(in)
Permanência e êxito escola na Educação Profissional - fatores dificultadores
Sobre o documento
- Data de publicação: 11/2023
- Autor(es): Yamamoto, Fernanda Aparecida | Aur, Bahij Amin | Cordão, Francisco Aparecido | Soffner, Rosimary
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): D3E (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://d3e.com.br/wp-content/uploads/nota-tecnica_2311_educacao-profissional-ampliacao.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 11/10/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 12 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados