A pesquisa busca investigar quais e como as concepções acerca da Educação Escolar Quilombola, relacionada os povos e/ou quilombos/comunidades quilombolas, estão evidenciados nos Projetos Pedagógicos de Cursos das Licenciaturas do IFSP, e como são desenvolvidos nos currículos ao longo do percurso acadêmico. Os resultados mostram que a concepção sobre o conhecimento dos povos e/ou comunidades quilombolas são incipientes; que os Cursos que apresentam alguma referência à temática abordam-na de forma superficial, sem aprofundamento e contextualização ou com o total esvaziamento e apagamento do tema em questão.
Educação Escolar Quilombola: currículos de formação inicial de professores em uma instituição da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ressignificando olhares
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Composiçao(in)
Identidades e memórias: um estudo sobre as práticas educativas quilombolas na Escola Municipal São Luiz na Macambira em Lagoa Nova/RN (C.2003-2020)
Composiçao(in)
Narrativas quilombolas: dialogar - conhecer - comunicar
Composiçao(in)
Educação Escolar Quilombola: planejamento e projeto
Composiçao(in)
Identidades e memórias: um estudo sobre as práticas educativas quilombolas na Escola Municipal São Luiz na Macambira em Lagoa Nova/RN (C.2003-2020)
Composiçao(in)
Narrativas quilombolas: dialogar - conhecer - comunicar
Composiçao(in)
Educação Escolar Quilombola: planejamento e projeto
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Libório, Andréia Regina Silva Cabral
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC-SP (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30267
- Data de Acesso à Fonte: 07/09/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 341 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados