Artigo

Educação das mulheres na América Latina: um olhar decolonial

RESUMO

Este artigo analisa a concepção de educação para as mulheres presente nas obras de Nísia Floresta e Soledad Acosta de Samper e relaciona esta concepção com os movimentos de independência e descolonização da América Latina. Os resultados revelam que as autoras debatem a formação educacional das mulheres em estreita relação com os movimentos políticos de descolonização do continente latino-americano. Os seus escritos constituem um pensamento fronteiriço que emerge na densa trama da decolonialidade.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2019
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - UFRGS (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0100-3143
  • Fonte: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v44n3/2175-6236-edreal-44-03-e83134.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 26/09/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

ITENS RELACIONADOS

Composiçao(in)

Educação & Realidade