Este artigo tem por objetivo avaliar e dimensionar o impacto sofrido pela Política de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal Baiano, Campus Senhor do Bonfim, em face dos reiterados cortes orçamentários e contingenciamentos de recursos da área da Educação. Os resultados apontam a necessidade de aperfeiçoamento e fortalecimento do financiamento da PAE do IF Baiano, dada a importância dessa política na superação dos obstáculos, impedimentos e barreiras ao desempenho acadêmico exitoso, considerando que a PAE tem contribuído, em certa medida, para que os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica percebam os meios materiais necessários ao seu bem estar biopsicossocial e acadêmico, colaborando assim para a permanência e êxito dos estudantes e para o enfrentamento do fenômeno da evasão escolar.
Cortes orçamentários e contingenciamentos de recursos da educação: impactos na Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal Baiano, Campus Senhor do Bonfim
Resumo
Composiçao(in)
Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
A atuação do gestor escolar para permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade
Composiçao(in)
Política de assistência estudantil no IFSP - campus avançado Ilha Solteira: acesso, permanência e êxito na Educação Profissional Técnica de nível médio
Composiçao(in)
Permanência e êxito escola na Educação Profissional - fatores dificultadores
Composiçao(in)
Permanência e êxito escola na Educação Profissional - fatores dificultadores
Composiçao(in)
Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
A atuação do gestor escolar para permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade
Composiçao(in)
Política de assistência estudantil no IFSP - campus avançado Ilha Solteira: acesso, permanência e êxito na Educação Profissional Técnica de nível médio
Composiçao(in)
Permanência e êxito escola na Educação Profissional - fatores dificultadores
Composiçao(in)
Permanência e êxito escola na Educação Profissional - fatores dificultadores
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Moraes, Adriano dos Santos | Almeida, Jéssica Silva | Cunha, Francisco José Aragão Pedroza
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (Editora) | Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Editora) | Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Editora)
- Identificadores: ISSN 2594-4827
- Fonte: Abre em uma nova guia https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1340/1152
- Data de Acesso à Fonte: 19/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações