O estudo busca apreender os processos necessários para a constituição de um Conselho de Classe e Série (CCS) na Rede Estadual de Educação, a fim de avaliar as condições e as possibilidades de este ser um espaço de formação docente para além de um espaço burocrático. Os resultados desvelam, historicamente, a reduzida presença dos CCS na educação brasileira, suas deformações como mecanismo democrático de formação docente, bem como da comunidade escolar como um todo. Mas também mostram as potencialidades dos CCS para a construção de uma agenda prática para uma mudança qualitativa com a qual estudantes, professores e comunidade possam se identificar.
Conselho de classe e série como espaço de formação: um estudo na perspectiva sócio-histórica
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Oliveira, Maria Magda Vaz de
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores - PUC-SP (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.pucsp.br/jspui/bitstream/handle/26026/1/Maria%20Magda%20Braz%20de%20Oliveira.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 06/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 92 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados