Este artigo busca analisar a capacidade estatal dos municípios brasileiros a partir do estudo da política de educação e das secretarias municipais de Educação em oito municípios, considerando duas dimensões da capacidade: a técnico-administrativa e a político-relacional. A análise aponta que ambas as dimensões da capacidade estatal são frágeis em nível municipal. Apesar disso, a autonomia das secretarias e a liderança dos gestores, assim como a relação entre secretarias e escolas, explicam as diferenças na implementação da política educacional entre os municípios analisados.
Capacidades estatais e seus efeitos nas Políticas Municipais de Educação
Resumo
Composiçao(in)
Trajetória recente da gestão pública brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas
Composiçao(in)
As mudanças na concepção da gestão pública e sua influência no perfil do gestor e da gestão escolar no Brasil
Composiçao(in)
Capacidades estatais e democracia: arranjos institucionais de políticas públicas
Composiçao(in)
Capacidades estatais municipais: o universo desconhecido no federalismo brasileiro
Composiçao(in)
Trajetória recente da gestão pública brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas
Composiçao(in)
As mudanças na concepção da gestão pública e sua influência no perfil do gestor e da gestão escolar no Brasil
Composiçao(in)
Capacidades estatais e democracia: arranjos institucionais de políticas públicas
Composiçao(in)
Capacidades estatais municipais: o universo desconhecido no federalismo brasileiro
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2021
- Autor(es): Segatto, Catarina Ianni | Abrucio, Fernando Luiz | Euclydes, Fillipe Maciel
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos em Administração Pública e Governo - FGV (Editora)
- Identificadores: ISSN 1806-2261
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/81938/79379
- Data de Acesso à Fonte: 12/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição