Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios, identificou um conjunto de heterogeneidades relacionadas às ações adotadas na educação no Brasil ao longo da pandemia. O objetivo deste estudo é compreender, com base no conceito de capacidades estatais, os fatores que contribuíram para que municípios tivessem maior capacidade de resposta diante da crise. Para tal, realizou-se uma regressão mediante um conjunto de variáveis ligadas às características dos entes. Identificou-se que variáveis relacionadas às capacidades técnico-administrativas e às político-relacionais mais ligadas à existência de canais participativos foram fundamentais nesse processo.
Capacidades estatais e políticas municipais de educação durante a pandemia de covid-19
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Lui, Lizandro | Segatto, Catarina Ianni | Albert, Carla Estefania | Santos, Rodrigo Marques dos
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - Fundação Getulio Vargas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1806-2261
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cgpc/a/hxRhRkJZtpVf95CqhhkZ53s/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 12/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição