Esta pesquisa discute as relações que podem ser estabelecidas entre a atuação do diretor e o trabalho docente. A função do diretor escolar é analisada desde sua expressão política e de suas atribuições legais, a partir dos conceitos de gestão escolar, liderança e clima escolar. Os resultados indicam que a combinação de uma atuação presente do diretor e de seu reconhecimento enquanto líder são elementos importantes para a construção de um clima propício para o trabalho docente e para a proficiência dos alunos.
As relações entre Direção, Liderança e Clima Escolar nas escolas municipais do Rio de Janeiro
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2015
- Autor(es): Oliveira, Ana Cristina Prado de
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC - Rio (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1211278_2015_completo.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 22/11/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 284 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados