Este artigo analisa as políticas públicas brasileiras voltadas para o livro didático, estabelecendo relações entre os acontecimentos extraescolares ligados à política e ao mercado do livro didático e suas implicações no contexto da Biologia, enquanto componente curricular, e busca compreender a lógica dos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em especial, de Biologia, de modo a explicar as conjunturas que demarcam o Programa. Os resultados mostram que o modo como é conduzida essa política pública tem favorecido a formação de oligopólios para o ensino que amplia a obtenção do lucro de grandes grupos empresariais e caracteriza o livro didático como mercadoria.
As políticas públicas de livro didático no Brasil: editais do PNLD de Biologia em questão
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Pinheiro, Regiane Machado de Sousa | Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo | Queiroz, José Rildo de Oliveira
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4060
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/er/a/6TwVQGp7qtWrcBSCMV3zvNj/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 12/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição