Este artigo busca apresentar pesquisas que analisam ações escolares voltadas para a adequada convivência. Os resultados mostram que a superação de lógicas que culpabilizam os membros da escola pelo fracasso escolar, silenciam a crítica construtiva e negligenciam a articulação entre informar e formar pode contribuir para a solução da violência escolar. Assim, a via de superação não passa pelos castigos corporais, humilhações públicas, rotulações e intolerância; mas com a escuta, a aproximação entre pais e comunidade e o fim da punição.
Aprender a conviver, sem violência: o que dá e não dá certo?
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2017
- Autor(es): Vasconcelos, Ivar César Oliveira de
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/ensaio/a/H5pvz3d88j7Fbvz7BQCxdfH/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 30/04/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial