O objetivo deste estudo é conferir as metas projetadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) frente aos resultados do Pisa e do Ideb, com o propósito de entender a situação da Educação Básica no Brasil. Os resultados mostram que o Brasil obteve avanço na universalização do ensino e rendimentos positivos na Educação Infantil. No entanto, os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio têm apresentado baixos índices educacionais no Pisa e Ideb e não alcançaram as metas projetadas, indicando a necessidade de o PNE elaborar ações que promovam uma educação inclusiva e com equidade e que considere as desigualdades históricas no ensino.
Análise do desempenho da educação brasileira baseada nos indicadores oficiais Pisa e Ideb
Sobre o documento
- Data de publicação: 2020
- Autor(es): Rocha, Cristina Nunes | Novaes, Ana Maria Pires | Avelar, Kátia Eliane Santos
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Editora)
- Identificadores: ISSN 2595-6728
- Fonte: Abre em uma nova guia http://revistaauditorium.jfrj.jus.br/index.php/LexCult/article/view/472/297
- Data de Acesso à Fonte: 05/04/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações