Artigo

Análise do desempenho da educação brasileira baseada nos indicadores oficiais Pisa e Ideb

Resumo

O objetivo deste estudo é conferir as metas projetadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) frente aos resultados do Pisa e do Ideb, com o propósito de entender a situação da Educação Básica no Brasil. Os resultados mostram que o Brasil obteve avanço na universalização do ensino e rendimentos positivos na Educação Infantil. No entanto, os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio têm apresentado baixos índices educacionais no Pisa e Ideb e não alcançaram as metas projetadas, indicando a necessidade de o PNE elaborar ações que promovam uma educação inclusiva e com equidade e que considere as desigualdades históricas no ensino.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2020
  • Autor(es): Rocha, Cristina Nunes | Novaes, Ana Maria Pires | Avelar, Kátia Eliane Santos
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2595-6728
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://revistaauditorium.jfrj.jus.br/index.php/LexCult/article/view/472/297
  • Data de Acesso à Fonte: 05/04/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações