Artigo

Ação afirmativa na Educação Básica: subsídios à medida de equidade do Fundeb

RESUMO

O artigo aborda os limites das políticas educacionais universalistas, no âmbito do financiamento educacional, para a redução de desigualdades raciais, e apresenta subsídios para se pensar a construção de um índice de alocação equitativa de recursos financeiros na perspectiva do Valor Aluno Ano Resultado/Fundeb. Para os autores, a superação das desigualdades educacionais raciais exige que o Estado avance no pressuposto de igualdade de tratamento no aporte de recursos às escolas.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2022
  • Autor(es): Tripodi, Zara Figueiredo | Delgado, Victor Maia Senna | Couto, Januário Pereira do | Januário , Eduardo
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4626
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/es/a/pqTNZcTjLmXFcNrVMDfJVGp/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 27/09/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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