No artigo, propõe-se reflexões sobre o encontro de saberes tradicionais e conhecimentos acadêmicos como referência pedagógica de uma educação descolonizadora, a partir das relações entre a Universidade Federal do Sul da Bahia e a Teia dos Povos. Essa articulação de comunidades tradicionais e movimentos sociais do campo e da cidade fornece subsídios para discutir como os questionamentos estabelecidos no âmbito da ecologia política conectam-se à descolonização epistêmica no âmbito de uma estratégia de luta emancipatória.
A Teia dos Povos e a universidade: agroecologia, saberes tradicionais insurgentes e descolonização epistêmica
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Pimentel, Spensy Kmitta | Menezes, Paulo Dimas Rocha de
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - Anppas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1414-753X
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/asoc/a/CSFqgktBFfzZjMxXNZb8sDd/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 15/10/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial