Este artigo investiga a presença de professoras negras em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMG, uma vez que há poucos estudos que mapeiem a presença de mulheres negras em espaços institucionalizados de produção de conhecimento e que discutam a falta de diversidade étnico-racial nas universidades brasileiras. Os resultados apontam exclusão e segregação de professoras negras e evidenciam, à luz da interseccionalidade, uma complexa dinâmica que estrutura e opera as relações sociais.
A participação de professoras negras nos programas de Pós-Graduação da UFMG
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2020
- Autor(es): Souza, Fernanda Aparecida de | Valentim, Silvani dos Santos
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - UTFPR (Editora)
- Identificadores: ISSN 2674-5704
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11041/7389
- Data de Acesso à Fonte: 30/05/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial