Artigo

A participação de professoras negras nos programas de Pós-Graduação da UFMG

Resumo

Este artigo investiga a presença de professoras negras em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMG, uma vez que há poucos estudos que mapeiem a presença de mulheres negras em espaços institucionalizados de produção de conhecimento e que discutam a falta de diversidade étnico-racial nas universidades brasileiras. Os resultados apontam exclusão e segregação de professoras negras e evidenciam, à luz da interseccionalidade, uma complexa dinâmica que estrutura e opera as relações sociais. 


Sobre o documento

  • Data de publicação: 12/2020
  • Autor(es): Souza, Fernanda Aparecida de | Valentim, Silvani dos Santos
  • Local de publicação: Curitiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade - UTFPR (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2674-5704
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/11041/7389
  • Data de Acesso à Fonte: 30/05/2021
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 17 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial