A pesquisa tem por objetivo analisar em que medida aspectos relacionados à dinâmica territorial e à identidade étnico-racial próprios das comunidades quilombolas incidem no processo institucional de constituição dessa modalidade educacional e na gestão pedagógica das escolas situadas em território quilombola. Os resultados mostram que a instituição da educação escolar quilombola representa um movimento dentro do campo das políticas públicas educacionais que contempla a diversidade territorial, histórica, cultural e identitária dos chamados povos ou comunidades tradicionais e que decorre da ação educadora do Movimento Quilombola.
A educação escolar quilombola na comunidade de Pinhões - Santa Luzia/Minas Gerais: o entrecruzamento território, políticas públicas e docência
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Composiçao(in)
Identidades e memórias: um estudo sobre as práticas educativas quilombolas na Escola Municipal São Luiz na Macambira em Lagoa Nova/RN (C.2003-2020)
Composiçao(in)
Narrativas quilombolas: dialogar - conhecer - comunicar
Composiçao(in)
Educação Escolar Quilombola: planejamento e projeto
Composiçao(in)
Identidades e memórias: um estudo sobre as práticas educativas quilombolas na Escola Municipal São Luiz na Macambira em Lagoa Nova/RN (C.2003-2020)
Composiçao(in)
Narrativas quilombolas: dialogar - conhecer - comunicar
Composiçao(in)
Educação Escolar Quilombola: planejamento e projeto
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Cunha, Andréia Martins da
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social - UFMG (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58443/1/A%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20ESCOLAR%20QUILOMBOLA%20NA%20COMUNIDADE%20DE%20PINH%c3%95ES%20SANTA%20LUZIAMINAS%20GERAIS%20O%20ENTRECRUZAMENTO%20TERRIT%c3%93RIO%2c%20POL%c3%8dTICAS%20P%c3%9aBLICAS%20E%20DOC%c3%8aNCIA.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 19/06/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 235 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados