No trabalho, investigam-se os principais fundamentos ideológicos e pressupostos da organização associativa Escola sem Partido (ESP), como os conceitos de doutrinação ideológica e neutralidade do ensino. Analisam-se as implicações das perspectivas e pautas defendidas pela associação, no cerceamento da prática docente e de componentes curriculares, seus desdobramentos no âmbito do ensino da Sociologia no nível médio da Educação Básica.
A Educação Básica brasileira em disputa: doutrinação versus neutralidade
Sobre o documento
- Data de publicação: 11/2019
- Autor(es): Oliveira, Ana Cláudia Rodrigues de | Storto, Letícia Jovelina | Lanza, Fabio
- Local de publicação: Florianópolis
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Santa Catarina (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-0259
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/rk/v22n3/1982-0259-rk-22-03-468.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 26/04/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 11 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial