O artigo discute os significados políticos dos projetos e programas de reformas educacionais para o Ensino Médio posteriores ao fim da Ditadura Militar (1985-2017). Analisa-se o discurso de que uma educação de qualidade poderia favorecer a democracia, evidenciando uma lacuna entre o proposto pelos documentos e os resultados implementados. Destaca-se que as reformas educacionais se adequaram às mudanças tecnológicas e à crise do capital, com relação ao processo de inclusão e exclusão social.
Políticas educacionais para o Ensino Médio: a inclusão educacional/exclusão social como intenção e gesto
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2019
- Autor(es): Favoreto, Aparecida | Figueiredo, Irene | Deitos, Roberto Antonio
- Local de publicação: Florianópolis
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Oeste de Santa Catarina (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4311
- Fonte: Abre em uma nova guia https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6845222.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 04/06/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial