O artigo aborda o aprendizado da leitura da língua portuguesa por surdos. Objetiva-se averiguar se o uso da leitura labial e/ou da oralização como complemento à Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode auxiliar no processo de aprendizagem da leitura do português. Analisaram-se trinta e sete surdos profundos, cursando do 7º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio. Sugere-se que o desenvolvimento de habilidades como a leitura labial e a oralização facilitam o processo de leitura.
Os benefícios da oralização e da leitura labial no desempenho de leitura de surdos profundos usuários da Libras
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2017
- Autor(es): Toffolo, Andreia Chagas Rocha | Bernardino, Elidéia Lúcia Almeida | Vilhena, Douglas de Araújo | Punheiro, Ângela Maria Vieira
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1413-2478
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n71/1809-449X-rbedu-22-71-e227165.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 05/05/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição