Juventude e escola: violência e princípios de justiça em escolares de Ensino Médio
RESUMO
O artigo aborda as percepções de justiça e injustiça no espaço escolar, com ênfase nos princípios de justiça. Analisaram-se as realidades dos escolares do Ensino Médio de Brasil e Portugal para tratar de conceitos como juventudes, democracia e justiça. Confirmou-se a tese de que a escola é um lugar propício para resolver conflitos de maneira não violenta, e acrescenta como seus limites a fundamentação nos princípios básicos da justiça: a comunicação não violenta, a empatia e o respeito.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 03/2020
- Autor(es): Botler, Alice Miriam Happ
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
- Identificadores: ISSN 0101-3262
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v40n110/1678-7110-ccedes-40-110-0026.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 04/05/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 11 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial