Artigo

Juventude e escola: violência e princípios de justiça em escolares de Ensino Médio

RESUMO

O artigo aborda as percepções de justiça e injustiça no espaço escolar, com ênfase nos princípios de justiça. Analisaram-se as realidades dos escolares do Ensino Médio de Brasil e Portugal para tratar de conceitos como juventudes, democracia e justiça. Confirmou-se a tese de que a escola é um lugar propício para resolver conflitos de maneira não violenta, e acrescenta como seus limites a fundamentação nos princípios básicos da justiça: a comunicação não violenta, a empatia e o respeito.

 

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 03/2020
  • Autor(es): Botler, Alice Miriam Happ
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0101-3262
  • Fonte: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v40n110/1678-7110-ccedes-40-110-0026.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 04/05/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 11 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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