Neste artigo, toma-se as relações entre a política, o poder e a democracia na escola pública como objeto da investigação bibliográfica. Destaca-se os elementos que caracterizam a gestão escolar como fenômeno político e como lócus para os processos de disputas e de dominação. Aponta-se o conceito de gestão escolar democrática como um processo sustentado no diálogo e na alteridade, na participação ativa dos sujeitos do universo escolar, de sorte a ampliar o domínio das informações a todas as pessoas que atuam na/sobre a escola.
Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2009
- Autor(es): Souza, Ângelo Ricardo de
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-6621
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/edur/a/fF53XWVkxxbhpGkqvcfkvkH/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 02/10/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas