Artigo

Sobre o conceito de justiça: como estudantes o mobilizam na discussão de dilemas morais?

Resumo

A partir de dados empíricos e de concepções de Habermas, o artigo reflete sobre como estudantes de Ensino Médio mobilizam o conceito de justiça para lidar com dilemas morais. Concluiu-se que os jovens não hesitam quando desafiados a se posicionarem em relação a problemas que envolvam suas crenças e convicções. Nesse sentido, a investigação reforça a pertinência de se utilizar o debate como uma estratégia para a prática pedagógica, de modo que, na escola, as diversas visões de mundo possam expressar-se.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 06/2013
  • Autor(es): Andrade, Marcelo | Câmara, Luiz
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4634
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n2/aop913.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 08/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 14 páginas
  • Edição: Volume 39; Número 2
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição