A partir de dados empíricos e de concepções de Habermas, o artigo reflete sobre como estudantes de Ensino Médio mobilizam o conceito de justiça para lidar com dilemas morais. Concluiu-se que os jovens não hesitam quando desafiados a se posicionarem em relação a problemas que envolvam suas crenças e convicções. Nesse sentido, a investigação reforça a pertinência de se utilizar o debate como uma estratégia para a prática pedagógica, de modo que, na escola, as diversas visões de mundo possam expressar-se.
Sobre o conceito de justiça: como estudantes o mobilizam na discussão de dilemas morais?
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2013
- Autor(es): Andrade, Marcelo | Câmara, Luiz
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4634
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n2/aop913.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 08/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 14 páginas
- Edição: Volume 39; Número 2
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição