*O estudo investigou os sentidos atribuídos ao "ser alguém na vida" no discurso de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Paraná. Realizaram-se entrevistas, cuja análise buscou delinear os modos de produção de subjetividade. Evidenciou-se que "ser alguém na vida" é enunciado como transposição/legitimação das expectativas familiares/docentes, num dizer constituído em oposição aos que "não querem nada com nada". Alguns estudantes ressaltaram o desejo de serem escutados naquilo que suas vozes têm a dizer.
"Ser alguém na vida": uma análise institucional do discurso de estudantes do litoral paranaense
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2011
- Autor(es): Guirado, Marlene | Valore, Luciana Albanese
- Local de publicação: Canoas
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Luterana do Brasil (Editora)
- Identificadores: ISSN 1413-0394
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115025560007
- Data de Acesso à Fonte: 18/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Edição: Número 35/36