Inferem-se as possíveis causas psicossociais ao sucesso e insucesso de estudantes, supondo existirem representações antecipatórias. Entrevistas com 30 ex-alunos de um pré-vestibular no interior do Rio de Janeiro evidenciaram dois modelos representacionais: os alunos bem-sucedidos centrados na ação e os mal sucedidos nos resultados. Foram propostos grupos de reflexão para dinamizar relações, as internas individuais e as externas sociais.
Representações antecipatórias em situações educacionais adversas: um estudo de um programa de pré-vestibular comunitário
Sobre o documento
- Data de publicação: 06/2011
- Autor(es): Insfrán, Fernanda Fochi Nogueira | Souza Filho, Edson Alves de
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação CESGRANRIO (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4036
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362011000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
- Data de Acesso à Fonte: 17/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Edição: Volume 19; Número 71
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial