Embora as publicações em educação em química avancem com propostas didáticas, a inserção das relações étnico-raciais carece de fundamentação pedagógica. Pesquisas teórico-conceituais são fundamentais para integrar essas relações ao ensino de química, considerando sua conexão com os conceitos científicos. Discutem-se categorias como mediação e humanização, defendendo um ensino que não se restringe aos conceitos químicos ou contextualizações sem concretude, diante das contradições entre sistema econômico e comunidades tradicionais.
Relações étnico-raciais na educação em química a partir da pedagogia histórico-crítica
Sobre o documento
- Título original: Ethnic-racial relations in chemistry education from a historical-critical pedagogy
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Mendes, Carolina Borghi | Massi, Luciana | Colturato, Andriel Rodrigo | Stachowski, Lucas Nakamura
- Local de publicação: Região Bauru
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual Paulista (Unesp) (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-850X
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1516-731320250006
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Edição: Volume 31
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial