Apresenta-se um estudo realizado em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de São Paulo para verificar as razões da sobrepresença de rapazes negros e pobres nessa modalidade de ensino. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com alunos desse perfil para relacionar as masculinidades e o seu rendimento escolar. Verificou-se que os rapazes negros compartilhavam um padrão marginalizado devido às contradições envolvidas em sua corporeidade enquanto fonte de expressão de masculinidade.
Rapazes negros e pobres na Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre a relação entre masculinidades e raça
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2016
- Autor(es): Brito, Rosemeire dos Santos
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Editora)
- Identificadores: ISSN 2177-6210
- Fonte: Abre em uma nova guia http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2016.202.08/5443
- Data de Acesso à Fonte: 17/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 10 páginas
- Edição: Volume 20; Número 2
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição