Este artigo analisa o papel da Psicopedagogia e da Psicologia em instituições educativas militarizadas no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Bolsonaro, 2018-2022), destacando tendências racistas e medicalizantes. Foram examinadas reportagens e pesquisas sobre militarização escolar para compor uma ficção testemunhada, refletindo sobre os limites das atuações psi em tal instituição. Facetamos questões históricas da educação no Brasil e propomos discussões teórico-políticas antirracistas e desmedicalizantes, visando a estratégias coletivas contra-hegemônicas.
Racismo e medicalização da vida no contexto de militarização da educação
Sobre o documento
- Título original: Racismo e medicalização da vida no contexto de militarização da educação
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Carvalhal, Tito Loiola | Viégas, Lygia de Sousa
- Local de publicação: São Luís
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Maranhão (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Edição: Volume 32; número 2; Abril/Junho (Cadernos de Pesquisa)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição