O estudo estima uma função de produção educacional para o Ensino Fundamental brasileiro com base nos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para a 8a série em 1999. Sugere que cerca de 80% da variância de desempenho médio entre as escolas devem-se a diferenças na composição socioeconômica dos alunos. Aponta que a rede a que a escola pertence está relacionada com o desempenho dos alunos, embora outras variáveis escolares também afetem o desempenho dos estudantes.
Qualidade e equidade no Ensino Fundamental brasileiro
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2002
- Autor(es): Albernaz, Ângela Umbelino de Souza | Ferreira, Francisco H. G. | Franco, Creso
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Editora)
- Identificadores: ISSN 2237-2091
- Fonte: Abre em uma nova guia http://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/view/139
- Data de Acesso à Fonte: 05/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: Volume 32; Número 3