Até onde podemos alargar a gestão da sala de aula? Ou melhor, quais atores e ações podem impactar na sala de aula? Nesta dissertação, a autora analisa a reforma curricular do Ensino Médio em uma escola pública de Santa Catarina. Ao analisar os documentos oficiais norteadores expedidos pelo MEC, identifica relação entre reestruturação do curricular e trabalho docente, sob os argumentos da globalização e sua consequência na produção e na cultura. Essas mesmas relações são identificadas em documentos expedidos por organismos internacionais, os quais também relacionam Ensino Médio e mundo do trabalho, destacando mudanças no financiamento, na gestão dos sistemas públicos e, nesse sentido, a reestruturação do trabalho docente por meio da avaliação e controle dos resultados do ensino. Ao analisar uma escola de Santa Catarina, a autora identifica mudanças no cotidiano escolar, especificamente aquelas relacionadas à precarização do trabalho docente e a uma nova agenda de cultura gerencial, com diminuição dos recursos estatais e a troca da autonomia escolar pelo controle do Estado.
Professores e gestão escolar no contexto da reforma do Ensino Médio: gerenciamento estatal da educação e a precarização do trabalho docente em Santa Catarina
Sobre o documento
- Data de publicação: 2006
- Autor(es): Rocha, Luciano Daudt da
- Local de publicação: Florianópolis
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSC (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/89454/233437.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 160 páginas