A partir de nossa experiência de formação de professores para atuação em quilombos, passamos a criar uma nova abordagem de ensino e pesquisa de intervenção na perspectiva das africanidades e que denominamos de Pretagogia. O presente artigo apresenta inicialmente uma breve discussão fundamentando a necessidade de abordagem de ensino e pesquisa condizente com os propósitos da Lei nº 10.639/2003 e que busque seu embasamento teórico-metodológico nas africanidades recriadas no Brasil e no continente americano em geral. Em seguida, focamos os resultados de algumas estratégias de ensino e procedimentos de pesquisa de intervenção que vêm contribuindo para a formação de professoras(es) nos Institutos de Ensino Superior na perspectiva da referida lei.
Práticas Pedagógicas para a Lei Nº 10.639/2003: A Criação de Nova Abordagem de Formação na Perspectiva das Africanidades
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2016
- Autor(es): Petit, Sandra Haydée
- Local de publicação: Minas Gerais
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Juiz de Fora ()
- Identificadores: ISSN 2447-5246
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19874
- Data de Acesso à Fonte: 16/03/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 28 páginas