A relação entre a finalidade intelectual da sociologia no ensino médio e as representações dos alunos sobre as ciências sociais no espaço escolar é o tema desse artigo. A partir de pesquisa realizada com alunos do DF, o texto busca identificar a relação entre duas categorias epistêmicas: mediações pedagógicas e experiência social dos alunos sobre a disciplina, evidenciando que o tema da utilidade intelectual das ciências sociais e sua pertinência nas referências dos alunos sobre a sociologia.
Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2015
- Autor(es): Leal, Carla Sayonara | Yung, Tauvana da Silva
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Departamento de Sociologia - UnB (Editora)
- Identificadores: ISSN 0102-6992
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/se/v30n3/0102-6992-se-30-03-00773.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição