Dissertação

Políticas de reestruturação curricular no Ensino Médio: uma análise do Programa Ensino Médio Inovador

Resumo

Muitas mudanças ocorreram na educação brasileira. A discussão sobre reestruturação curricular foi uma delas. Por meio do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), a União objetivou atuar sobre a questão. Essa dissertação analisa o ProEMI, destacando suas bases conceituais, seu objetivo, seus referenciais didático-metodológicos e seus precedentes históricos, tanto com relação à outras políticas que focaram mudanças curriculares entre 1996 a 2014, quanto também as três diferentes versões do ProEMI. Ao realizar um estudo de caso no Colégio Estadual Nirlei Medeiros, a autora conclui que o Programa induz reorganização curricular menos fragmentada, apesar de indicar fragilidades e outras potências do ProEMI.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento